Relações Origami + Design

Ainda na programação da exposição Design Japonês Hoje 100, fui convidada a participar do Seminário Tradição Tecnologia e Contemporaneidade.
Isso aconteceu ontem, no Instituto Ricardo Brennand, que fica neste castelinho:

Preparei, então uma apresentação com um olhar bem subjetivo sobre as questões propostas: Oriobjeto – impressões de uma origamista sobre a relação Origami + Design.
Minha fala foi acompanhada por imagens de produtos.
Começando pelos que são Origami em si, ampliando o conceito para Oriplástico, Oripano, Orimetal e outros materiais dobrados. Produtos que são realmente frutos de dobrar em materiais que se prestam a isso.

Passamos, então, aos que apresentam relações claras com a tradição, com elementos da cultura nipônica e especificamente do Origami, usando até os nomes desses modelos. Mostrei os casos do furoshiki da 9brand e o Obi de Jun Nakao, entre outros.

Falei também de produtos parecem ter o Origami como (ins)piração técnica, como a Fuzzy Bag e a cadeira de Nina Helena Olsen.

E de produtos que parecem ter o Origami como (ins)piração estética. Modelos que poderiam ter sido dobrados, mas foram processados industrialmente. Como nos produtos de Igor Mark e na Origami-wall.

Para finalizar, admiti que tudo pode não passar de: elocubrações de uma origamista, ou seja, quando tudo recende a Origami, como a arquitetura de Jean Nouvel.

; )

Curtiram?
Eu sim.

Ah! Enxerimento mandou lembrança!!!

Beijinhos,
eva

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s